OS DESAFIOS DO ENSINO DE BIOLOGIA EM DIFERENTES CONTEXTOS

26/08/2019 08:58

Os desafios do ensino de Biologia no mundo contemporâneo são inúmeros, os quais surgem desde a formação inicial, permanecem na continuada e seguem durante o exercício da profissão. Mais do que nunca, a realidade nos demanda o fortalecimento da Educação Científica como instrumento para o desenvolvimento do pensamento crítico, cidadão e autônomo.

Neste sentido, compreendemos ser importante o diálogo entre contextos diversos de formação que pensem a Educação em Ciência e Biologia a partir de diferentes locais e suas realidades. Como tem ocorrido as práticas pedagógicas? quais os desafios enfrentados? quais as aprendizagens proporcionadas? quais impactos na escola e na universidade? como estes desafios dialogam com a formação dos professores de ciências e biologia?

Em função dessas questões, procuramos discutir os dilemas que perfazem a docência buscando em seu fazer profissional contextualizado e em sua capacidade inovadora de produção de conhecimento, as possíveis resistências e ações de enfrentamento frente ao desmonte da educação evidenciando sua potencialidade humanizadora.

Dia 24/09 às 14h

“Os desafios do ensino de Biologia em diferentes contextos no ensino superior”

Profa. Dra. Marilisa Bialvo Hoffmann (UFRGS)

Prof. Dr. Carlos José de Carvalho Pinto (UFSC)