GEPF

A existência, porque humana não pode ser muda, silenciosa, nem tampouco nutrir-se de falsas palavras, mas de palavras verdadeiras, com que os homens objetivam e transformam o mundo. Existir, humanamente é pronunciar o mundo, é modifica-lo. […] (FREIRE, 2005, p.90)

É no exercício concreto destas palavras que o Grupo de Estudos em Paulo Freire (GEPF-UFSC) mantido pelo grupo de pesquisa A Ponte-UFSC é um espaço coletivo de estudo do referencial teórico e filosófico de Paulo Freire em que se busca sempre a materialidade na inter-relação de suas palavras junto às vivencias individuais e coletivas bem como na análise de situações reais presentes na realidade e cultura escolar.

O objetivo principal do grupo é possibilitar a licenciandos e professores um espaço crítico-reflexivo e dialógico de formação permanente em que sua práxis político pedagógica possa ser coletivizada em direção a constituição de uma docência humanizadora, ou seja, a criação de uma prática de ensino capaz de suscitar por intermédio da problematização das contradições inerentes a nosso tempo não apenas a aprendizagem conceitual, mas a solidária possibilidade de transformação das situações de sofrimento humano.

Para saber mais da atuação do GEPF, ouça a entrevista realizada na rádio da UFMG, na coluna “Pensar a Educação”, clicando aqui.

O grupo de estudo está cadastrado como atividade na Ação Educação Democrática da ANPED.