Participantes

Leandro Duso

Link Lattes
Doutor em Educação Científica e Tecnológica, Líder do Grupo de Pesquisa “A Ponte”, professor magistério superior da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no departamento de Metodologia de Ensino. Atua na área de Formação de professores, Ensino-Aprendizagem, e abordagem CTS.

André Luis Franco da Rocha

Professor de Ciências lotado na SME Florianópolis, licenciado em Ciências Biológicas pela UFSCar-Sorocaba, Mestre e Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC-PPGECT, cujo interesse de pesquisa e formativo está nos condicionantes inerentes a constituição (des)humanizadora da docência no ensino de Ciências, Biologia da educação básica e superior .

Lucio Ely Ribeiro Silvério
Link Lattes
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), concluiu sua Especialização em Biologia do Desenvolvimento pela UFSC, Mestrado e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica nesta mesma instituição (PPGECT/UFSC). É professor aposentado de Biologia do Colégio de Aplicação/Centro de Educação/UFSC, onde trabalhou com Educação Básica e orientou estágios supervisionados na área durante mais de 25 anos.

Maria Eduarda de Melo Vieira
Link Lattes

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018) e atualmente mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC). Me interesso por muitas coisas, contudo, pesquiso sobre as videoaulas no YouTube e os desdobramentos para o Ensino e Aprendizagem das Ciências com uma perspectiva crítica. Faço parte dos grupos A Ponte e Casulo.

Simone Defreyn
Link Lattes

Sou licenciada em Ciências Biológicas pela UFSC e atualmente estou no Mestrado do Programa PPGECT pela mesma instituição. Minha área de interesse é Educação Ambiental e pesquiso sobre a educação ambiental escolar em São José-SC, onde atuei como professora de Ciências no Ensino Fundamental.

Matheus D’avila Schmitt

Link Lattes

Sou licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e atualmente estou mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) pela mesma instituição. Minhas áreas de interesse são a formação inicial de professores de Ciências e de Biologia e algumas temáticas específicas do ensino de Biologia.

Andressa Fontenele Rozental Cordeiro
Link Lattes

Curso licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina. No momento, estou pesquisando sobre metodologias ativas e avaliação no ensino de ciências. Pretendo relacionar essas áreas no meu trabalho de conclusão de curso.

Laura Aparecida Santos

Link Lattes

Curso licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina. Com a experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, descobri meu interesse na área do Ensino de Ciências e da Educação Ambiental. Agora estou no caminho para desenvolver meu TCC aqui no grupo.

Iasmin de Oliveira Carvalho

Link Lattes

Iniciei no Curso de Ciências Biológicas da UFSC em 2017. Em 2019 tive a oportunidade de participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, ao longo do programa conheci mais sobre a área de pesquisa em educação e me interessei bastante!
Atualmente sou Professora de Ciências e Biologia, e tenho envolvimento com divulgação científica por mídias digitais. Estou no final da graduação, no processo de idealização do TCC, pretendo desenvolvê-lo aqui no grupo e tenho como principal interesse o Ensino de Ciências e as Mídias Digitais.

Letícia Medeiros Larroyd

Link Lattes

Licencianda em Ciências Biológicas. Entrei no curso pensando em cursar o bacharelado, mas no meio do caminho optei pela licenciatura. Decepcionada com os laboratórios de “bancada”, descobri que podia fazer pesquisa em ensino. Me interesso pela pesquisa em ensino na área de currículo.

Eril Medeiros da Fonseca

Link Lattes

Sou formado em Ciências da Natureza, com especialização em Ensino de Ciências na Educação do Campo e Mestrado em Ensino. Tenho interesse em questões relacionadas a um ensino contextualizado e abordagem de temas, especialmente aqueles ligados a Educação CTS/PLACTS e aos princípios freireanos de Educação.

Jair Emanuel dos Anjos

Bacharel e licenciado em ciência biológicas. Mestre em Ensino de Biologia no programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio). Estudo CTS, Educação ambiental, processos de ensino aprendizagem de Ciências, agriculta familiar. Me interesso por políticas públicas e temas voltados para educação democrática.

Taís Bernal Balconi

Sou graduanda de licenciatura em Ciências Biológica pela UFSC. Meu trabalho de conclusão de curso é com formação de professores e ensino de corpo humano. Faço parte, também, do grupo de estudos em Paulo Freire

Lina Ribeiro Venturieri

Sou Lina e estou terminando o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UFSC. Já atuei projetos com taxonomia de fungos, passando pela educação ambiental e educação maker. Atualmente desenvolvo meu TCC aqui no grupo, pesquisando a escuta do outro na formação de educadores ambientais.

Barbara Baccin dos Santos

Me chamo Barbara e estou no último semestre da graduação, curso licenciatura em ciências biológicas na UFSC. Atualmente, pesquiso as perspectivas do ensino de fungos para a área de pesquisa em Ensino de Ciências, buscando problematizá-las a partir de uma leitura crítico-reflexiva da realidade, tendo Paulo Freire como referencial teórico.