Projetos de Pesquisa

A formação de professores de Biologia e a abordagem de controvérsias sociocientíficas, em uma perspectiva problematizadora

Este projeto pretende compreender a formação de futuros docentes, quando inseridos em problemáticas que envolvem ciência, tecnologia e sociedade a partir de uma perspectiva problematizadora, frente aos novos desafios sociais e ambientais postos para a Educação Científica atual. A pesquisa será realizada com licenciandos de Biologia que estarão cursando o estágio supervisionado. As informações serão obtidas por meio de discussão em sala de aula, material produzido pelos estagiários, questionários e entrevistas. Espera-se que o trabalho com controvérsias sociocientíficas qualifique as práticas pedagógicas em uma perspectiva problematizadora, além de terem um papel importante em processos formativos de professores e indicativos de reconfigurações curriculares.

Análise de vídeos no Youtube: tendências didático-pedagógicas em videoaulas de biologia

Mestranda: Maria Eduarda de Melo Vieira

Muitos trabalhos vêm apontando para as potencialidades das TDIC frente ao processo educativo, especialmente em relação aos materiais audiovisuais. Atualmente, as videoaulas do YouTube, dado sua gratuidade, popularidade e foco nos exames, têm se tornado um espaço educativo bastante utilizado pelos estudantes, especialmente do Ensino Médio. A revisão bibliográfica indicou que as videoaulas de Ciências presentes no YouTube têm suprido necessidades educacionais dos estudantes, bem como apontou para um discurso comparativo entre aulas tradicionais da educação formal e às videoaulas no site, ainda, a face empresarial do YouTube ficou apagada nas pesquisas. Dessa forma, frente às lacunas trazidas pelas pesquisas sobre o tema, este trabalho tem como objetivo investigar as tendências didático-pedagógicas em videoaulas de Biologia no YouTube a fim de levantar limites e potencialidades pedagógicas a partir do que propõem como aula. Para tal, no percurso metodológico, foi demandada a construção de um instrumento de análise voltado às videoaulas de Ciências, buscando elementos que contribuíssem com o esclarecimento das tendências didático-pedagógicas e o viés de ensino de ciências que apresentam. Ainda que a análise não tenha sido feita, como primeiras impressões vemos que ainda que pautadas no discurso de inovação educacional, alguns elementos apontam para uma semelhança desses materiais com aulas ditas tradicionais.

Metodologias ativas no Ensino de Ciências: uma análise de trabalhos sobre práticas educativas.

Licencianda: Andressa Fontenele Rozental Cordeiro

Durante um estágio de docência na licenciatura em Ciências Biológicas, as metodologias ativas eram apresentadas como métodos salvacionistas da educação. A partir desta experiência e de outras vivências na graduação, algumas incoerências sobre esta metodologia me mobilizaram a realizar essa pesquisa. Dessa forma, o trabalho a ser desenvolvido objetiva discutir os limites e condicionantes em práticas educativas baseadas em Metodologias Ativas no Ensino de Ciências em âmbito nacional. A pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo bibliográfica. Serão consultados artigos em eventos e relatos de experiência em periódicos, ambos da área de Ensino de Ciências. A composição do corpus visa a aproximação com a realidade escolar, possibilitando discussões que podem favorecer aqueles que estão envolvidos na educação básica a respeito do entendimento sobre as metodologias ativas. Como resultado, esperamos que os trabalhos investigados abordem sobre práticas educativas baseadas em metodologias ativas, apresentando uma reflexão crítica sobre as mesmas.